Você sabe como brincar com seus filhos? Sabe quando deve interferir e quando deixar a criança se divertir sozinha?
Leia também:
Os primeiros brinquedos do bebê
Conheça aqui alguns mandamentos para um brincar mais saudável:
– Observe a criança e perceba seu nível de habilidade e interesse em relação àquela brincadeira/brinquedo
– Participe e brinque no mesmo nível da criança.
– Depois de um tempo brincando com seu filho, introduza um nível mais elevado. Por exemplo, se está brincando com uma boneca, comece uma “conversa” entre duas delas. Se estiver brincando de encaixar, mostre como fazer isso com uma peça mais difícil, e assim por diante.
– Após mostrar um conceito novo, afaste-se e deixe a criança brincar sozinha para praticar e aprender.
– Quando a criança já tiver assimilado a nova habilidade, introduza um novo conceito ou nível de dificuldade. Isso pode demorar dias ou meses. O pequeno se sentirá estimulado pelo exemplo da pessoa mais velha.
– Se, ao ser apresentado a um conceito novo, seu filho mostrar-se desinteressado ou impaciente, não force a barra nem tente apressar o aprendizado. A brincadeira deve ser espontânea. Tenha em mente que o ato de brincar ensina hábitos como persistência e determinação, mas ele deve ser divertido.
Fonte: Brian Sutton-Smith (1924-2015), psicólogo especializado em desenvolvimento infantil e professor emérito do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia (EUA) / Guia dos Brinquedos e do Brincar da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).